Buscar
  • lucas03975

Perfil do Investidor: Luiz Alves Paes de Barros



Luiz Alves Paes de Barros é um dos maiores investidores da bolsa de valores brasileira, dono de uma fortuna avaliada em R$ 6 bilhões.


Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Barros é tão avesso aos holofotes que, por sua discrição, foi apelidado pelos investidores de “bilionário fantasma”.


Apesar de ter vindo de uma família tradicional e dona de uma das maiores usinas de açúcar do País, ele não ficou rico por herança. O investidor conta que seus familiares perderam quase tudo o que conquistaram “por não saberem gastar”. Fato que traçou seu perfil nos negócios desde cedo.

O início de carreira do investidor foi marcado por ser um dos sócios iniciais da Credit Suisse Hedging-Griffo junto com Luis Stuhlberger, outro famoso gestor brasileiro.


Até 2003, Alves cresceu investindo seu próprio dinheiro em ações brasileiras, apostando sempre no conceito fundamentalista. Em agosto do mesmo ano ele criou sua própria carteira, o fundo Poland. Até 2017 o fundo rendeu 780 milhões de reais ao seu patrimônio.


Em 2015, Luiz Alves Paes de Barros criou a gestora Alaska em parceria com Henrique Bredda e Ney Miyamoto. Hoje o Alaska possui cerca de 200 mil investidores em seus fundos, com um patrimônio aproximado de R$ 17 bilhões.


Algumas curiosidades:


-Aos 16 anos, investiu pela primeira vez no mercado financeiro. Usando seu próprio dinheiro, comprou ações do banco dos grandes lavradores do estado de São Paulo, o Comind.


-O fundo Poland tem apenas três cotistas. Luiz, sua esposa e seu filho.


-Luiz Alves reclama que seu filho resgata, do fundo Poland, com uma constância maior do que ele gostaria. Tais ressalvas são características marcantes do investidor.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo