Buscar
  • lucas03975

Perfil do Investidor: Jordan Belfort







Jordan Belfort é um ex-corretor da bolsa de valores conhecido por ser o líder de um dos crimes relacionados ao mercado imobiliário mais famosos da história.


Jordan Ross Belfort nasceu no dia 9 de julho de 1962, no bairro do Queens, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.


Após concluir o colegial, Jordan ingressou no curso de odontologia na American University. Contudo, Belfort abandonou a faculdade ainda no início.


Após deixar a graduação, Jordan abriu um comércio que vendia carne e frutos do mar, negócio que teve um momento de expansão. Porém, sua inexperiência administrativa teve impacto e, aos 25 anos de idade, ele decretou falência.


Buscando outro emprego, Belfort foi indicado para ser estagiário na L.F. Rothschild. A corretora fechou após a quebra da bolsa de valores que aconteceu em 1987. Porém, seu período no negócio fez com que ele optasse em seguir carreira no mercado financeiro.


Em 1989, Jordan fundou a Stratton Oakmont. O negócio cresceu de forma acelerada, chegando a empregar 1000 corretores em seu auge, além de estar envolvida em mais de US$ 1 bilhão em negociações.


A Stratton Oakmont participou de esquemas de pump-and-dump , uma forma de fraude de estoque de pequenas ações que envolve inflar artificialmente o preço de uma ação própria por meio de declarações falsas e enganosas, a fim de vender as ações compradas a baixo custo por um preço mais alto. Assim que os operadores do esquema "descartam" suas ações sobrevalorizadas, o preço cai e os investidores perdem seu dinheiro.


Em 1996, o órgão regulatório conseguiu provar as irregularidades envolvendo o negócio e Belfort. Isto fez com que a NASD banisse a empresa.


Na ocasião, Jordan foi denunciado por fraude no mercado financeiro e lavagem de dinheiro e sentenciado a pagar US$ 110 milhões, além de quatro anos de prisão, que só permaneceu por 22 meses.


Após deixar a prisão, Belfort ganhou destaque por seus livros o Lobo de Wall Street e a Caçada do Lobo de Wall Street.


Seu nome ganhou destaque mundial após ser interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio em 2013, no filme Lobo de Wall Street, obra dirigida por Martin Scorsese.


Gostaram do conteúdo? Comentem o que acharam e qual deve ser o próximo investidor apresentado.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo