Buscar
  • lucas03975

Perfil do Empreendedor: Jorge Paulo Lemann




Jorge Paulo Lemann é um empresário e economista brasileiro, conhecido por ser uma das pessoas mais ricas do mundo, é responsável pela criação da Ambev e AB InBev, a maior fabricante de cervejas do mundo.


Lemann nasceu no Rio de Janeiro mas é filho de pais de origem suíça, sendo assim possui dupla nacionalidade. Seu pai possuía um negócio de fabricação de queijos e laticínios na Suíça.


Aos 18 anos foi estudar economia em Harvard. Após se formar, passou por empresas brasileiras, fez estágio na Suíça e acabou por ingressar na Invesco, uma financeira do Rio. Após grande sucesso estruturando a área de mercado de capitais, ele foi promovido para sócio da empresa. Apesar do sucesso inicial a Invesco veio a falir 3 anos depois.


Após a saída da Invesco, Lemann se juntou com outros investidores para comprar o banco Garantia.


Em 1982 o Garantia comprou as Lojas Americanas, que estava afundando por causa de má gestão. Utilizando conceitos que aprendeu com Sam Walton, sócio fundador da Wall Mart, as Lojas Americanas se tornaram um grande case de sucesso na carreira de Lemann.


O Garantia foi vendido em 1998 para um banco suíço. Foi nesse momento que ele mudou o seu foco para outra área, e foi aí que veio a Ambev.


Lemann colocou a Brahma no eixo com diversos programas de controle de gastos, o que proporcionou a ela comprar a concorrente Antarctica e criar a Ambev em 1999. Assim surgiu a quinta maior fabricante de cervejas do mundo.


Nas últimas décadas a companhia cresceu de forma assustadora, realizaram uma fusão com a empresa belga Interbrew e formaram a InBev. Depois de alguns anos eles criaram um fundo chamado de 3G Capital, e vieram a comprar outras marcas como Budweiser, Heinz e Burger King.


Hoje Lemann investe, através do 3G Capital, em redes de restaurantes, fundos e startups de diversos segmentos como o Ifood, além dos outros citados anteriormente.


Gostaram do conteúdo? Comentem o que acharam e qual deve ser o próximo investidor apresentado.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo