Buscar
  • lucas03975

Perfil do Empreendedor: Bernard Arnault




Bernard Arnault é o atual homem mais rico do mundo, presidente e diretor do LVMH, conglomerado de produtos de luxo mundiais. O grupo foi formado em 1987 com a fusão da Louis Vuitton e Moët Henessy, e hoje controla cerca de 75 marcas de luxo e alto padrão.


Arnault nasceu em março de 1949 na França, na cidade de Roubaix. O pai, Jean Arnault, era engenheiro, empresário e proprietário de uma empreiteira com o nome de Ferret-Savinell.


A companhia de seu pai sempre foi um sonho de Arnault, e ele desde cedo planejava se tornar o sucessor do negócio, e em 1978 ele se tornou o presidente da empresa. Ao assumir ele mudou o ramo da empresa para o setor imobiliário, e anos depois se mudou para os EUA, com a intenção de expandir os negócios para o país. Ao voltar para a França em 1984 comprou parte de um grupo de nome Agache-Willot-Boussac, de empresas de varejo, moda e indústria.


Depois de diversas polêmicas e crises a empresa vendeu uma enorme parte dos ativos e reformulou sua base, trocou até mesmo o nome para Financeira Agache. Tempos depois ele foi convidado por Henry Recamier para investir no grupo LVMH. Arnault se tornou o maior acionista e comandante do conglomerado.


Arnault realizou a compra de diversas empresas pela Europa, como a joalheria Bulgari, a empresa de moda Loro Piana, entre outras. Em 2016 ele realizou a compra da marca alemã Rimowa, e dois anos depois a hotelaria de luxo Belmond, dona do famoso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Ele é dono também dos jornais Le Parisien e Les Echos.


Bernard sempre focou suas aquisições em empresas centenárias, que estão em mãos de famílias há séculos, como por exemplo a fábrica alemã de sandálias Birkenstock.


O grupo LVMH tem hoje mais de 150 mil funcionários e no ano de 2020 registrou um faturamento de quase 45 milhões de euros.


Gostaram do conteúdo? Comentem o que acharam e qual deve ser o próximo investidor apresentado.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo