Buscar
  • lucas03975

FH - CENÁRIO ECONÔMICO (fev/2021):


FH - CENÁRIO ECONÔMICO (fev/2021):


Fevereiro foi mais um mês de alta volatilidade e incertezas no Brasil. A interferência de Jair Bolsonaro na Petrobrás, substituindo o então presidente da empresa pelo general Joaquim Silva e Luna, fez com que o Ibovespa apresentasse uma queda de 5% no dia 19. Para o mercado, a troca do CEO Roberto Castello Branco por um militar trouxe bastante incerteza sobre a manutenção da agenda liberal do governo.

Por conta deste cenário, o ibovespa encerrou o mês de fevereiro com queda de 4,37% em relação à janeiro. Em direção oposta, o dólar apresentou alta de 1% no período.

A inflação registrou aumento de 0,25% em janeiro, acumulando alta de mais de 4,5% nos últimos 12 meses. Em virtude da elevação dos preços, espera-se um aumento da Selic em 50 bps na próxima reunião do Copom.

No cenário político, destacamos o envio, pelo presidente Jair Bolsonaro, do projeto de privatização dos Correios e também da MP de abertura de capital da Eletrobras.

Em relação aos mercados internacionais, pesquisas recentes demonstram otimismo, com expectativa de que o crescimento global ultrapasse os 6% em 2021. Tal cenário é explicado, em grande parte, pelas políticas expansionistas (monetária e fiscal) nas maiores economias do mundo. Essa situação beneficia o Brasil, à medida em que o país pode receber parte da liquidez proporcionada pelos bancos centrais.


Indicadores econômicos (26/02/2021)


  • Ibovespa: 110.035

  • SELIC: 2,00 % a.a.

  • Dólar: R$ 5,53

  • Euro: R$ 6,76



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo